terça-feira, 19 de maio de 2009

Eu não ia falar mais de ..! Mas tem de ser!

Este .. que vos vou falar tem-me dado uma dor de cabeça que não vos conto nem vos digo e cerca de 600 mil portugueses já passaram pelo mesmo, pois fazer o Cartão Único (vulgo Cartão do Cidadão só para não ficar com as belas iniciais ..) não é pêra doce e pelo mito demora-se cerca de 2 a 4 horas a faze-lo e outras tantas para o ir levantar, pois por experiência própria já fui 2 vezes ao registo e sempre que lá cheguei dei com um papel colado no vidro com a seguinte mensagem “JÁ NÃO EXISTEM SENHAS PARA O CARTÃO DO CIDADÃO”, e como é obvio voltei para trás com o meu velhinho BI caducado desde Março sem esperança nem vontade de lá voltar. Vendo as coisas de um ponto de vista revolucionário, o governo arranjou mais uma maneira de nos controlar e catalogar pois ao invés de ter 5 cartões com 1 número cada, tens 1 cartão com 5 números cada um com uma montanha de dígitos (no meu ver a lógica seria 1 cartão e 1 número para tudo).

O mais engraçado de tudo é na contrapartida financeira, pois eu não sei nem faço ideia o valor de uma multa se fores apanhado sem BI ou com ele caducado, mas acompanhem o meu raciocínio: Se demoras ao todo 8 horas para ir fazer/levantar o .. (eu recebo cerca de 7€/hora, 7X8 =56€), mais o valor do próprio cartão (não sei ao certo mas deve rondar os 10/15€), acrescentando que tens de gastar gasóleo/gasolina/passe para ires ao registo mais perto para o ires fazer e mais tarde para o ires levantar (mais 10€ que largas) tens com isto tudo somado cerca de 80€ a menos no teu orçamento para ires almoçar fora com os teus amigos a sítios estranhos. E o hilariante disto tudo é que “O Português” é um ser único e muito estranho, pois eu já precisei e mostrei o BI já caducado 2 vezes e ninguém sequer olha para a validade do documento.

Em jeito de comentário final pois já estou fartinho de falar do .., mais vale andar foragido do que se chatear em filas longas com longas esperas, mais o trabalho de se deslocarem a um sitio longínquo com pessoas mal-dispostas e a cheirar mal (com o calor que se faz sentir por vezes nesse sitio aliado à falta de higiene muito comum na nossa espécie “O Português”), é com isto tudo caso para se dizer:

“Não vale a pena fazer um ..”

2 comentários:

  1. Bem tou mesmo a ver que o "coiso" não quer naaaaada com o ..., mesmo que seja apenas uma sigla lolol
    Conselho: continua a andar com o b.i. caducado. Na pior das hipóteses descobrem daqui a uns dez anos quando, pelo teu aspecto calvo, barbudo, cheio de rugas e com óculos fundo de garrafa, notarem diferenças na fotografia...lol

    ResponderEliminar
  2. Pois, isso poderia acontecer, antes de fazeres o post.

    Mas como o blog se vai tornar um grande centro de atractivo para "O Português" de toda a espécie, nao tarde tens a guarda a porta e vais dentro por andares ilegal desde Março.

    ResponderEliminar